sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Horta Suspensa - Plantinhas crescendo...




Formatura da Informática

Foi realizado no sábado dia 08 de Dezembro a FORMATURA das Turmas de Informática e Cidadania do CDI-Comunidade Associação Viver. Durante todo ano, educandos do laboratório de informática da instituição produziram diversos trabalhos feitos no computador. Temas como - Valores Humanos, Perigos na Internet, Pedofilia, Bullyng, Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, Lixão, Cidade Estrutural, Brincadeiras de Criança, Família, Estatuto da Criança e do Adolescente, Hip-Hop, Sustentabilidade, Desperdíco de Água, Lixo, Coleta Seletiva, Lixo Eletrônico, Catadores do Lixão - Combate às Drogas, Mercado de Trabalho, entre outros -  foram discutidos e trabalhados em sala de aula com a educadora do CDI Comunidade. Os melhores trabalhos foram lembrados e apresentados na formatura. 

O curso básico de informática educativa começou em fevereiro, onde a primeira ação feita com os educandos aconteceu em março -  o "Teatro Mudo - Perigos na Internet" - e finalizou em dezembro com o "Teatro Rádio Educativa Ao Vivo". A proposta da educadora Edivânia para Associação Viver foi de além de ensinar os cursos básicos para público infantil e público de pré-adolescentes e adolescentes, que a o curso fosse de informática educativa como apoio à escola. A proposta sugeria também que o uso do computador fosse uma ferramenta para as pesquisas, sistematizações e produções de apoio aos temas trabalhados na instituição. Portanto, o blog educativo, a rádio educativa e os vídeos foi uma forma que a educadora encontrou para apresentar aos educando e educadores como a tecnologia esta presente nas nossas vidas e como o computador pode ser útil na criação de várias tarefas, que geralmente estamos costumados a ver no nosso dia a dia, como por exemplo a música, o vídeo, a notícia.  

A rádio educativa foi a proposta macro dentro dos passos da metodologia do CDI (Leitura do mundo, mergulho na comuidade, pesquisa, sistematização, produção e ação), foi uma forma de dar voz aos educandos para que falassem um pouco de suas histórias utilizando a ferramenta do computador com gravação de depoimentos,  além de trabalhar temas do dia-a-dia dos educandos e sempre pensado em resultado de ação, de concientação e reflexão da realidade. No segundo semestre de 2012, foi trabalho muito no laboratório e na associação muitos temas sobre educação ambienta, e divulgar os resultados no dia da formatura no teatro rádio educativa foi muito interessantes para todos que estavam presentes. 

O evento contou com a presença do locutor  Raul Alves da Rádio Comunitária Líder 98,1 FM do Recanto das Emas, profissional que entrevistou ao vivo os educandos com seus spots, rádio novelas e entrevistas gravadas no laboratório de informática da associação. A idéia de trazer o locutor foi de mostrar o funcionamento de uma rádio participativa, envolvendo educandos e comunidade em tempo real; foi de mostrar na prática a apresentação de um programa educativo, já que isso só era falado em sala de aula pela educadora para os educandos que apenas tinha a noção de gravação de falas e edição de conteúdo de áudio.

Após o grande teatro RÁDIO EDUCATIVA, todos os participantes da CAMPANHA DE LIXO ELETRÔNICO foram convidados ao palco para apresentar aos pais e responsáveis os GIBIS ELETRÔNCIOS produzidos em sala de aula no computador.

Após a entrega simbólica de certificados da Associação Viver foi apresentada a MOSTRA DE TRABALHOS 2012, momento mais esperado do evento, onde foram mostrados os melhores trabalhos feitos por educandos, trabalhos que estavam concorrendo ao computador sorteado pela CAMPANHA DE E-LIXO do CDI-DF. Os vídeos e músicas foram assistidos pelas famílias, educandos e toda equipe da VIVER, onde os trabalhos foram aplaudidos por todos presentes. A mostra foi o momento da apresentação mais esperado, momento que despertou nos educandos participantes da campanha, um sentimento de anciedade para saber qual "o melhor trabalho" seria mais aplaudido pela platéia do evento. Foi anunciado na Formatura pela coordenadora Jussara, que a Associação Viver também iria doar um computador para um dos melhores trabahos produzidos no laboratório de informatica e cidadania. 

Participou desse evento a empresa de descarte ecológio ZERO IMPACTO representada pela presença do Diogo que palestrou sobre PARA ONDE VAI O LIXO ELETRÔNICO. Muitos pais ao final do discurso subiram no palco e conversaram com a Zero Impacto pegando número de telefone para entrar em contato eventualmente e tirar dúvidas a respeito de onde entregar o lixo eletrônico. O evento foi finalizado com um grande almoço oferecido pela Associação Viver a todos presentes na FORMATURA do CDI-Comunidade Associação Viver.

Clique no link abaixo para ver todas as fotos do evento: